top of page

Como superar uma perda - Lais Lessa

Superar uma perda, não é fácil. Entender o porque acontece daquela maneira, e naquele momento é algo que leva tempo e que talvez a gente nem entenda. Foi através do testemunho de Lais Lessa, mãe do Pedro que pude entender alguns pontos. Foi inspirada em sua história de vida que resolvi escrever esse texto.



Nossa história se cruzou há algum tempo atrás. Inspirada nela e em algumas outras histórias decidi criar o quadro "Mães SuperAÇÃO" que tem contado histórias de mães incríveis e através disso, inspirado outras mulheres a superarem desde pequenos obstáculos a grandes percalços.


Nos encontramos em uma tarde de março no Santuário de Nossa Senhora da Natividade para que ela pudesse dar o seu depoimento quase dois anos depois de sua perda. Nos contando o que fez para entender e superar essa dor. E esse artigo é um pouco da minha visão, e muito do que ela tem pra ensinar...


Na hora de falar em superar uma perda existem alguns conselhos clássicos, e apesar de sempre parecer superficial, é valido dizer:

  • Precisamos dar tempo ao tempo.

  • Durante o tempo que precisamos dar, é necessário que saibamos viver o luto para que consigamos superar a dor.

Esses e outros conselhos sempre são bem vindos e até são verdadeiros, mas na prática perder alguém, entender e superar isso a gente sabe que é muito mais complicado do que conseguimos externar. Imagine se você acabou de ser mãe e tem um bebe de 24 dias no colo. Quem já é mãe sabe: lidar com um puerpério já não é das tarefas mais fáceis, imagine lidar ainda com uma perda tão precoce e repentina.

E é por isso e devido a isso que minha admiração pela Lais (nossa mãe superação de hoje) se tornou ainda maior.


Minha história com a Lais começou assim que eles (Lais e Rodrigo) descobriram a gravidez...

Mal sabia eu que ela me ensinaria tanto e que nossos caminhos fossem se cruzar de tantas maneiras e em momentos tão parecidos...


Quando eles descobriram a gravidez, me procuraram e anunciaram a chegada do Pedro em grande estilo no nosso cenário de Natal!

Dai pra lá, fizemos alguns cliques da gravidez...



Da chegada do Pedro...



familia, fotografia, parto, parto cesaria
Chegada do pedro

pai, mãe, filho, bebe, familia, fotografia de parto

E do new born...

foto new born, familia, ensaio familia, bebe, pai, mãe
Pedro com 11 dias


Foi logo depois da escolha das fotos do new born que recebi a noticia em um domingo a noite, da partida do Rodrigo... Eu só conseguia pensar em duas pessoas: Nas mães que precisavam enfrentar essa partida... Eu não conseguia imaginar o que falar, e não conseguia pensar em uma forma de ajudar. Eu só sentia que precisava estar perto. Me lembro de chegar até ela, e ela estar com o Pedro no colo! Eu só pensava em dizer: Eu sei que não é fácil, mas tente aguentar firme pelo seu filho...

25 dias depois, era eu quem precisava lidar com uma perda! Meu pai também se foi... E se por algum momento eu pensei em fraquejar era olhando pra força da Lais que eu me via levantar! De lá pra cá eu vi a Lais se agigantar na força! Ela não só "aguentou firme" como se permitiu... Com e pelo seu filho, ela aprendeu a superar e se reerguer.

mãe e filho, foto família, foto mãe e filho
Lais e Pedro (forte como uma rocha)

Nossa mãe superação narra em um vídeo que produzimos para o nosso canal no youtube, o que lhe dava força para superar essa perda:

"Eu tive que parar, com calma e pensar que eu tinha um bebezinho que é tudo na minha vida, e que dependia exclusivamente de mim..."

Ela também diz que a dor é comum, e que faz parte do processo mas que "a gente não pode cultivar essa dor."


Veja o depoimento completo.

Quando pergunto a ela de onde vem tanta força e em algumas conversas que tivemos a respeito, ela cita um livro de Karina Kopper autora do titulo "Há Beleza no Luto" , que também sofreu e superou a perda de seu esposo e que transformou todo o seu aprendizado em um livro que certamente está ajudando a inúmeras pessoas a passarem pela dor de forma mais consciente e forte.


Quando questionada sobre o titulo de seu livro, Karina responde: "Eu não posso responder sem antes citar Viktor Frankl. Ele diz que 'Quando um homem descobre que o destino lhe reservou algum sofrimento, ele tem que perceber nisso, uma forma única e original que é somente dele.' (Viktor Frankl) Então temos duas opções: Entender esse momento, aceitar a sua realidade e ver nisso uma oportunidade de um aprendizado muito além do que de uma capacidade interior... Ou desperdiçar essa oportunidade. "

Trecho retirado de uma entrevista a radio 93 FM, de Mato Grosso.


Lais nos ensina com a sua força que além de superar, é preciso recomeçar... Pois como ela mesmo diz:


A dor tem a ver com o amor, mas a dor não é uma prova de amor nem um troféu pra quem se foi...



A Lais, Pedro, Rodrigo nosso sincero agradecimento por tanta generosidade em nos permitir contar essa história. A Rafael os nossos votos de admiração e estima.



109 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page